top of page

Estudar na Itália, com ou sem cidadania: Qual a melhor opção para você? 

  • Foto do escritor: Vivendo a Fundo
    Vivendo a Fundo
  • 7 de mar.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de mar.


Se você é reconhecido como cidadão italiano ou europeu, não poderá utilizar a cidadania brasileira para fins de estudo e residência na Itália. Você será obrigado a utilizar a cidadania italiana ou europeia, o que impacta diretamente nos processos de inscrição e direitos como estudante.

Estudar na Itália é um sonho para muitos brasileiros, seja pelo ensino de alta qualidade, seja pelo custo acessível das universidades públicas. No entanto, um dos pontos mais importantes para quem deseja ingressar no ensino superior italiano é entender as vantagens de ter ou não a cidadania italiana.

Se você ainda não tem cidadania e está se perguntando se vale a pena reconhecê-la antes de estudar, este artigo vai te ajudar a entender as diferenças e te dar um caminho claro para tomar a melhor decisão! 


1. O que muda para quem tem cidadania italiana?


Ter cidadania italiana abre muitas portas na hora de ingressar na universidade. Aqui estão algumas vantagens importantes:


Mais vagas e mais oportunidades

As universidades italianas destinam um número limitado de vagas para estudantes internacionais, enquanto cidadãos italianos e europeus têm acesso a um número muito maior. Em alguns cursos, as vagas para quem tem cidadania são praticamente ilimitadas.


Exemplo prático: O curso de Economia da Universidade de Bolonha ofereceu, em 2024, 220 vagas para europeus e apenas 10 para estudantes internacionais. A diferença é clara!


Prazos mais flexíveis

Se você é cidadão europeu, pode se inscrever em muitas universidades até poucos dias antes do início do ano letivo. Já para não europeus, o processo seletivo tem datas muito mais restritas.


Sistema de saúde gratuito

Como cidadão italiano, você pode se cadastrar no Sistema Sanitário Nacional e ter acesso a serviços médicos gratuitos. Já os estudantes internacionais precisam contratar um seguro-saúde, e nós temos conteúdos no Instagram e no YouTube explicando as melhores formas de fazer esse seguro.


Anuidade reduzida ou gratuita

O valor da anuidade da universidade é calculado com base na renda (ISEE). Cidadãos italianos podem apresentar o ISEE normal, enquanto estrangeiros precisam do ISEE Parificato, que pode ser mais burocrático. Se o ISEE for considerado baixo, é possível conseguir isenção total ou pagar um valor reduzido, dependendo da universidade.


Trabalho sem limitação de horas

Se você é estudante internacional, pode trabalhar apenas 20 horas por semana. Já os cidadãos italianos não têm essa limitação e podem trabalhar sem restrição de horas.


Facilidade para morar e trabalhar na Europa

Com a cidadania italiana, após concluir seus estudos, você pode morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia sem precisar de visto. Isso amplia muito suas oportunidades!


2. Vale a pena estudar na Itália sem cidadania?


Sim! Apesar das vantagens para quem tem cidadania, também é totalmente possível estudar na Itália sem ser italiano. O sistema universitário é bem estruturado e acessível para estrangeiros, e muitas universidades oferecem bolsas de estudo para não europeus.


Principais desafios para quem não tem cidadania:

 

  • Vagas limitadas para estudantes internacionais

  • Processo de inscrição com prazos mais curtos

  • Necessidade de visto de estudante

  • Restrição de 20h/semana para trabalhar

  • Seguro de saúde obrigatório, com diversas opções disponíveis

 

Se você pretende estudar na Itália sem cidadania, vale a pena se planejar bem e conhecer todas as opções de bolsas e financiamento!


3. Como conseguir a cidadania italiana antes de estudar?


Se você tem ascendência italiana, pode iniciar o processo de reconhecimento da cidadania. Mas como saber se você tem direito? E como evitar os desafios desse processo burocrático?

Foi exatamente essa dúvida que a Jaque, do Vivendo a Fundo, teve. Mesmo sabendo que tinha ascendência italiana, não sabia por onde começar. Após muita pesquisa, encontrou a Alpha Cidadania, uma assessoria especializada que agora está ajudando em todas as etapas, da busca de documentos até a finalização do processo.


Por que a Alpha Cidadania?

  • Pesquisa genealógica para descobrir se você tem direito

  • Assessoria completa para reunião de documentos

  • Processo transparente e sem complicações

  • Atendimento especializado para brasileiros


Se você quer iniciar o seu processo e garantir todos os benefícios de estudar na Itália como cidadão, entre em contato com a Alpha Cidadania e descubra seu direito!



Conclusão


Seja com cidadania ou sem, estudar na Itália é uma excelente escolha! Mas se você tem direito à cidadania italiana, vale a pena iniciar o processo para aproveitar todas as vantagens.

Quer saber mais sobre estudar na Itália e sobre o processo de reconhecimento da cidadania? Confira nosso post ao lado no Instagram.

 

Siga o Vivendo a Fundo e entre em contato com a Alpha Cidadania para iniciar a sua jornada! 

 


Comments


Blue and White Simple Institute Logo-8.png
Blue and White Simple Institute Logo-5.png
por Vivendo a Fundo

Copyright © 2025 Vivendo a Fundo – Todos os direitos reservados

  • Instagram
  • Youtube
bottom of page